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Jornal Rede Metrópole Litoral: 03/07/2025

Fotos: Reprodução Internet

 

FATORES EXTERNOS FAZ GOVERNO QUERER MAIS ETANOL NA GASOLINA.



 
   

 

 
 

    

     Gasolina com 30% de etanol foi aprovada em testes, apesar das falhas em carros mais antigos, e pode ajudar a controlar o aumento do preço da gasolina no Brasil.

     Enquanto o mercado internacional acompanha de perto as conseqüências do confronto entre Irã e Israel, o Governo brasileiro prepara mudanças na política de combustíveis para conter qualquer possibilidade de aumento no preço do barril de petróleo. Esse movimento vem sendo ensaiado desde o final de 2024, quando o Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou o protocolo de testes para a gasolina E30, que começaram em janeiro deste ano tanto em carros novos quanto em carros mais antigos.

     A ANP suspendeu sua fiscalização de qualidade dos combustíveis por falta de verba. Embora o resultado dos testes foi divulgado em fevereiro, os testes foram feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e a quantidade de etanol misturado na gasolina poderia chegar a 32%.

     Entre os problemas enfrentados ao longo dos testes, alguns carros apresentaram dificuldades na partida e outros, marcha lenta e instável. Nos testes de desempenho, apenas na retomadas de 80 a 120 km/h os veículos mais antigos (lançados entre as fases L2 e L3 do Proconve) apresentaram variações significativas, que iam de -1,38 s e + 2,24.

     Por fim, os testes de emissões também não apresentaram nenhuma diferença em relação à gasolina E27, o que já era esperado. A idéia com o aumento de etanol na mistura não é reduzir as emissões de CO2 no escapamento dos carros, mas sim melhorar o ciclo de carbono, uma vez que a cana de açúcar (matéria prima do etanol) captura o gás carbônico na atmosfera.

     Agora, no entanto, a proposta do Governo Federal é aumentar a mistura de etanol na gasolina para 30% para evitar o aumento do preço da gasolina, fato que pode ocorrer com os conflitos no Oriente Médio. O projeto de lei, prevê aumentar a quantidade de etanol na gasolina, em até 35%. Atualmente, a gasolina pode conter entre 18% e 27,5% de etanol, mas a legislação permite aumentar esse limite para até 35%, desde que comprovada a viabilidade técnica.

     O etanol tem um custo menor em comparação com a gasolina pura, e sua maior participação na mistura pode reduzir o preço médio do combustível nas bombas.

     Com relação ao consumo, carros flex podem ter um ligeiro aumento no consumo, já que o poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina, o que pode não gerar grande vantagem financeira, visto que a nova gasolina será em média, R$ 0,20 centavos mais barata.

     Outro fator, é que carros antigos e modelos que não são flex podem apresentar dificuldades, especialmente na partida a frio. Estudos estão sendo realizados para garantir que o aumento do etanol na gasolina não cause problemas nos motores dos veículos.

     Se aprovado, o percentual máximo de etanol na gasolina poderá variar entre 22% e 35%, dependendo da disponibilidade de combustíveis e da safra da cana. Esta é uma medida que pode trazer alguns benefícios ambientais, mas também exige atenção aos impactos nos motores dos veículos, especialmente os mais antigos.


 

    

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