GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 

 

 

   
  Jornal Rede Metrópole Litoral: 22/11/2022        
   

 

 

A MORTE DO AMIGO DE FÉ, O TREMENDÃO.



 

 
 

 

Com mais de 600 músicas, Erasmo Carlos deixa um valioso e enorme legado. Conheça um pouco da história deste tão importante ícone da música nacional.

 
 

    

     Erasmo Esteves, conhecido musicalmente como Erasmo Carlos, nasceu na Tijuca, Rio de Janeiro aos 5 de junho de 1941 - filho de mãe solteira, viria a conhecer seu pai somente por volta dos 23 anos de idade.

     Amigo de Tim Maia desde a infância, os dois se juntariam nos anos 50 e formariam uma banda conhecida como "The Sputniks", em cuja formação continha: Tim Maia, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Arlênio Lívio e Wellington Oliveira. Após uma briga entre Tim e Roberto a banda se desfaria e Arlênio então montaria outra com Erasmo Carlos, José Roberto e EdsonTrindade que se chamaria "The Boys of Rock" a princípio e posteriormente "The Snackes" - nessas épocas dava-se início a amizade entre Roberto e Erasmo, ambos tinham praticamente o mesmo gosto artístico: Bob Nelson, James Dean, Elvis Presley, e outros, além de torcerem para o Vasco da Gama.

     Em sua juventude, conheceu Carlos imperial, Jorge Ben Jor e Wilson Simonal e decidiu por assumir o sobrenome "Carlos" em homenagem a Roberto Carlos e Carlos Imperial.

     Por volta de 1966, Erasmo compõe com Roberto "Toque de Balanço" e em 69 grava o LP "Erasmo Carlos e os Tremendões" que trazia canções como o "Saudosismo" e "Aquarela do Brasil".

     Com vários Lp's já lançados, em 1971 participou do filme "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora" e em 72 do filme "Os Machões" - nos anos 80 inicia o projeto "Erasmo Convida" que se tratava de 12 canções que interpretava com vários artistas, tais como Nara Leão, Maria Betânia, Gilberto Gil, Rita Lee e muitos outros. No ano seguinte, o LP "Mulher", faz enorme sucesso com canções como: "Mulher  (Sexo Frágil)", "Pega na Mentira" e "Feminino Coração de Deus".

     Em 26 de dezembro de 1995 sua ex-esposa Sandra Sayonara Saião Lobato Esteves, conhecida como Narinha, com quem foi casado entre 1978 e 1991 morre aos 49 anos após ingerir Cianeto. Narinha já havia tentado suicídio outras duas vezes, uma com um tiro e a outra ingerindo grande quantidade de tranquilizantes.

     Erasmo somente voltaria a lançar discos novos em 2001, em seguida em 2004 e 2007, destacando-se o trabalho de 2004. O disco "Santa Música" com 12 canções de autoria própria, foi marcado pela morte de sua mãe aos 83 anos de complicações decorrentes da diabetes e também continha a faixa "Tim", feita em homenagem ao amigo Tim Maia.

     Em 2010, Erasmo compôs um samba enredo para a Beija Flor que anunciou um enredo sobre Roberto Carlos para 2011, porém seu samba composto em parceria com Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle não passou nas eliminatórias.

     Por volta de 2015, o deputado federal Tiririca foi condenado a pagar uma indenização a Roberto e Erasmo por parodiar a música "O Portão" nas eleições de 2014.

     Em 2020 Erasmo fecha contrato com a Netflix como protagonista do longa-metragem "Modo Avião" junto com Larissa Manoela, e no mesmo ano lança o álbum "O Futuro Pertence à... Jovem Guarda" que seria uma regravação de cerca de 8 músicas dos anos 60.

     Erasmo Carlos morreu em 22 de novembro de 2022 no Rio de Janeiro. O músico estava internado desde 2 de novembro no hospital Barra D'Or e faleceu de paniculite complicada por sepse de origem cutânea.

     O Gigante Gentil, o Tremendão e Pai do Rock nacional deixa uma vasta carreira e grande legado, que engloba mais de 60 anos de carreira, 6 filmes,  29 álbuns de estúdio e 5 álbuns ao vivo.

 

LEIA TAMBÉM


 

 

Tragédia na Boate Kiss.

Após 10 anos do incidente na Boate Kis, onde 242 pessoas morreram, os responsáveis permanecem soltos.

 

 
   
 

Abílio Gontijo:

Morre o fundador da Gontijo Transportes, uma das maiores empresas de transportes de passageiros do Brasil, aos 98 anos.

 

 
   

 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97