GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA

 

                                                                                                                                                                

   
   

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 13/02/2026          

Fotos: Reprodução Internet

 

CONTAS DE SUMAN REFERENTES À 2021 SÃO REJEITADAS:



 

 

     Os vereadores de Guarujá rejeitaram nesta terça-feira (10), por 10 votos a 7, as contas de 2021 da gestão do então prefeito Valter Suman, referendando o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A votação deveria ter acontecido na semana passada, mas oito vereadores pediram mais tempo para pensar no assunto. Com a decisão, o ex-chefe do Executivo ficou inelegível por oito anos.

     Em 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer desfavorável e negou, em março de 2025, provimento aos recursos apresentados pela defesa do ex-prefeito, mantendo a rejeição.

     O TCE apontou uma série de problemas, como a aplicação de 24,42% dos recursos em Educação, contrariando a Constituição Federal; pagamento a procuradores municipais acima do teto constitucional; pagamento habitual de horas extras, configurando aumento artificial de salários; utilização indevida de depósitos judiciais; risco de descumprimento dos compromissos previstos na Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecida pela ONU; problemas na comprovação de gastos durante a pandemia; divergências no pagamento de precatórios.

     A Câmara Municipal de Guarujá tomou uma decisão importante na sessão. As contas do ex-prefeito Válter Suman, referentes ao exercício de 2021, foram rejeitadas. Essa deliberação seguiu o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que apontou irregularidades na gestão do ex-prefeito.
Durante a votação em plenário, 10 vereadores estavam a favor da aprovação das contas, mas 7 optaram por seguir a recomendação do TCE e votar pela rejeição. Para que o parecer fosse derrubado, eram necessários pelo menos 13 votos favoráveis ao ex-prefeito. O que,  para Suman, esse quórum não foi atingido.

     Com a rejeição oficial das contas, podemos esperar desdobramentos administrativos e políticos significativos. Isso pode impactar não só na imagem do ex-prefeito, mas também na dinâmica política na cidade. É um momento crucial para Guarujá e para os seus cidadãos.

    
 

 

           

 

LEIA TAMBÉM


 

 
        Foram 108 mm de chuvas acumuladas em apenas 3h. Prefeitura de Guarujá disponibiliza escolas como abrigos emergenciais temporários e alerta sobre deslizamentos.
Defesa Civil de Guarujá faz alertas:
 

 

 
 

 

   
  Falta de água em Guarujá e a Cava da Pedreira:

O sofrimento dos munícipes que não tem água para suas mais básicas necessidades diárias, em meio à burocracia de um projeto que resolveria o problema de uma vez por todas.

 
   
Onde está Maria Eduarda?

A jovem de 20 anos, desapareceu em Guarujá, após o Reveillon, precisamente no dia 2 de janeiro, quando falou pela última vez com sua mãe pelo Whatsapp.

 

JORNAL REDE METRÓPOLE LITORAL

"Verdade, responsabilidade e imparcialidade: a base de uma nação bem informada".

 

 

 

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97