GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 07/11/2024

Fotos e vídeos: reprodução internet

TEMPESTADES NA ESPANHA:



 
   

 

 
 

    

     A Espanha está tentando lidar com a tragédia causada pelas chuvas torrenciais e inundações devastadoras que deixaram mais de 200 pessoas mortas e dezenas desaparecidas. Milhares de profissionais de serviços de emergência e militares estão trabalhando em operações de busca e resgate na região afetada de Valência e em seus arredores, enquanto os moradores locais começaram a limpar e avaliar o nível dos estragos.

     As imagens de antes e depois da catástrofe revelam a dimensão dos danos causados. Veículos arrastados pelas ruas, casas cheias de lama, e pontes e avenidas destruídas são algumas das cenas resultantes da tragédia. Um grande número de pessoas que morreram estava nas estradas quando as enchentes começaram — em muitos casos, porque estavam voltando do trabalho.

    

       Na última quarta-feira (30/10), em apenas oito horas, caiu o equivalente a um ano de chuva em algumas partes de Valência, a terceira maior cidade da Espanha. A tempestade foi causada ​​por um fenômeno meteorológico conhecido localmente como Depressão Isolada em Altos Níveis (Dana, na sigla em espanhol).

 

     Ele acontece quando uma massa de ar polar muito fria fica isolada e começa a circular em altitudes muito elevadas (entre 5.000 e 9.000 metros), longe da influência da circulação da atmosfera. Quando essa massa colide com o ar mais quente e úmido que normalmente está no Mar Mediterrâneo, gera fortes tempestades.

     Além de todos os estragos, dezenas de metros de ferrovias foram danificados ou completamente destruídos pelas chuvas torrenciais.
O serviço ferroviário entre Madri e Valência está suspenso enquanto os trilhos são reconstruídos. Uma onda de voluntários — equipados com baldes, vassouras, picaretas, pás, garrafas de água e alimentos — chegaram à região de Valência com o intuito de ajudar na limpeza e apoiar a população local afetada.

 

PREÇO MUNDIAL DO AZEITE DE OLIVA:


     A Junta de Andaluzia, governo da região administrativa ao sul da Espanha, que é a principal produtora de olivas do país, anunciou na terça-feira, 5, um pacote de medidas para amenizar os efeitos das chuvas torrenciais que atingiram o país entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Os impactos podem aumentar ainda mais os preços internacionais do azeite de oliva, que disparam nos últimos 2 anos em decorrência das mudanças climáticas na Europa e Oriente Médio.

     A produção de azeite de oliva na Espanha, corresponde por cerca de 45% do volume global – já era 26,88% menor em setembro, em relação à média para o mês dos quatro anos anteriores, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento (Mapa), do país. Segundo informações das Cooperativas Agroalimentares da Espanha divulgadas um dia antes das chuvas, a safra 2024-2025 seria de 1.716.186 toneladas, 275.000 inferior à média das últimas cinco colheitas.

 

Fonte: BBC.com/ Terra.com.br

 

LEIA TAMBÉM


 

   
   

Trump de volta à Casa Branca:

Em uma disputa apertada, Trump leva a melhor contra Kamala Harris e volta à Casa Branca depois de quatro anos de sua derrota para Joe Biden, quando tentava sua reeleição.

 
   
 

 

Reviravolta no caso Imane Khelif:

Em relatório vazado, conclusões são de que Imane possui cromossomos, testículos e genitália masculina. Conclusão leva COI e COA como cúmplices em endossar violência masculina contra mulheres.

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97