GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 22/04/2025

Fotos e vídeos: Reprodução Internet

 

INUNDAÇÕES, ESTRAGOS E DESALOJADOS COM FORTES CHUVAS DOS ÚLTIMOS DIAS:



 
   

 

 
 

    

     A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil. No Morro Sorocotuba, região conhecida como Morro do Bill, ocorreu um deslizamento de terra e 17 pessoas ficaram desalojadas e precisaram ser encaminhadas para um abrigo municipal. Também houve registro de enchentes.

     Na Rua Colômbia, no Morro da Vila Baiana, houve um deslizamento de terra e nove famílias ficaram desalojadas preventivamente, sendo encaminhadas para casas de parentes. Ainda segundo a Defesa Civil, foi emitido o alerta Cell Broadcast no modo Extremo para a região, e o Sistema de Alarme Remoto (SISAR) foi acionado. O órgão forneceu materiais de ajuda humanitária aos afetados pela tempestade.

     No morro da Barreira do João Guarda, houve acionamento de sirenes remotas e moradores do local foram instruídos a procurar abrigo na Escola Municipal Sérgio Pereira. O acionamento das sirenes de alerta remoto serve como um aviso sonoro para a população sobre a necessidade imediata de deixar a área considerada de alto risco para deslizamentos.

     A frente fria também colocou Santos entre os municípios que mais registraram volume de água em todo o Estado de São Paulo e levou os morros à condição de Atenção.

     A previsão indica que a Cidade seguirá sem expectativa de chuva até a quarta-feira (23). No entanto, esse clima firme não vai durar muito. Na quinta-feira (24), uma nova frente de instabilidade deve avançar sobre a região, trazendo chuvas que podem ganhar força também na sexta-feira (25). Embora não tenha previsão de que essa nova chuva atinja os mesmos volumes extremos registrados no último final de semana, ainda assim, o acumulado pode ser significativo, ficando na casa dos 50mm.

     Os transtornos se estenderam também por cidades do ABC. O volume de chuva em Diadema ultrapassou 84 milímetros em poucas horas, equivalente ao esperado para os próximos 24 dias, provocando o transbordamento do córrego Ribeirão Capela e múltiplos pontos de alagamento em avenidas importantes. Santo André também registrou chuva volumosa, com 79 mm, correspondente a 22 dias de precipitação.

     São Caetano do Sul teve vias alagadas, exigindo trabalho das equipes de limpeza. Em São Bernardo do Campo, o bairro Paulicéia foi afetado por inundações, sendo monitorado pelas equipes locais. Mauá registrou deslizamentos de terra, um deles atrás de uma EMEI e outro em uma residência, porém, sem vítimas. O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 68 chamados para desmoronamentos ou desabamentos em toda a Grande ABC.

 

    

LEIA TAMBÉM


 

   
  Crise de água em Guarujá:

Com as faltas constantes, até escolas estão suspendendo aulas. Mesmo com tantas reclamações dos munícipes, cerca de 150mil pessoas estão afetadas pela crise na cidade.

 
   
 

 

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morre aos 88 anos.

O Papa se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, após ficar internado por 40 dias.

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97