GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 

 

 

 

 
Jornal Rede Metrópole Litoral: 07/06/2023          

 

DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA



 
   

 
 

    

     O dia 7 de junho é marcado pela comemoração da liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa é o direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para a democracia.

     A data é celebrada por profissionais da área através do exercício de seu trabalho ou mesmo em protestos. O contrário da liberdade é a censura, própria dos governos ditatoriais, que limitam o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses particulares.

     Historicamente, a impressão era proibida no Brasil na época da monarquia. Ela só surgiu com a chegada da família real em 1808. Depois disso, a primeira assembléia constituinte elaborou a nova lei de imprensa, dando liberdade à publicação, venda e compra de livros, porém com algumas exceções.

     O período da república no Brasil foi marcado por vários atentados à liberdade de imprensa. Durante a República Nova, a primeira lei de imprensa retirava do código penal os crimes de imprensa e reformou o processo desses crimes, além disso, instituiu o direito de resposta.

     Já no dia 03 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa; tal data celebra igualmente, o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.

     Nós do Jornal Rede Metrópole Litoral apoiamos totalmente toda forma de expressão na mídia em geral e a total liberdade de imprensa, desde que tais informações veiculadas sejam de total veracidade.

 

LEIA TAMBÉM


    

 

Tupperware se prepara para a falência:

Além do anúncio de que as ações da empresa poderiam ser retiradas da bolsa, a empresa está com sérios problemas financeiros e necessita de socorro urgente para poder evitar a falência.

 
 

Saída do Makro do Brasil:

Depois de negociar boa parte de suas lojas para o Carrefour, Makro tenta vender pontos de vendas restantes. Assim que vendê-las, a empresa sairá definitivamente do Brasil.

 

 

 
   

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97