GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 31/08/2024

Foto: starlink.com/br

REDE "X" BLOQUEADA NO BRASIL, STARLINK TEM CONTAS BLOQUEADAS:



 
   

 
 

    

     A rede social X, o antigo Twitter, saiu do ar no Brasil após decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (30/08).

     Na quarta-feira (28/8), Moraes havia intimado Elon Musk, a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas. No caso de descumprimento, a rede social seria suspensa no país. Na decisão da sexta, Moraes argumentou que Musk e sua rede social estariam incentivando, com sua postura, discursos extremistas e antidemocráticos. Além disso, estariam obstruindo a Justiça ao não seguir determinações judiciais como bloqueio de contas e ao deixar de apontar um representante legal no país.

     O ministro do STF determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomasse as providências para o bloqueio da rede, o que o órgao disse que já estaria em curso. O texto fixa ainda um prazo de até cinco dias para que todos os envolvidos na operação, incluindo empresas de telefonia e servidores, cumpram com o bloqueio da plataforma. Logo após a decisão; Elon Musk reagiu em sua conta no X. Disse que “a liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos”.

     As contas da Starlink Holding, empresa de satélites de internet, também foram afetadas pela decisão do STF. De acordo com o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, os valores financeiros do grupo ficarão bloqueados até que Musk quite as multas contra o X. Porém, na última quinta (29), Elon Musk afirmou que sua empresa SpaceX irá fornecer internet de graça no Brasil enquanto o bloqueio de contas não é resolvido. No seu perfil do “X”, o bilionário declarou que a Starlink continuará oferecendo o serviço sem custo algum para os usuários que dependem do acesso a web.

     “Muitas escolas e hospitais remotos dependem da Starlink, da SpaceX! A SpaceX fornecerá serviço de Internet aos usuários no Brasil gratuitamente até que essa questão seja resolvida, pois não podemos receber pagamento, mas não queremos cortar o acesso de ninguém”, escreveu o empresário. Na postagem publicada no X, a Starlink declarou ainda, que o entendimento de que a empresa deve ser responsabilizada é infundada e será abordada legalmente. "A ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink é responsável pelas multas aplicadas contra o X. Ela foi emitida em segredo de justiça e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente", afirmou a empresa.

    

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/ bbc.com/ brjetss.com

 

LEIA TAMBÉM


 

   
   

Rússia alerta sobre a terceira Guerra Mundial:

Ministro das Relações Exteriores da Rússia ameaça: "Ocidente está brincando com fogo, ao permitir que Ucrânia use armas doadas para atacar a Rússia".

 

 
   
 

 

Queimadas criminosas em São Paulo:

Governo do Estado instala Gabinete de Crise para o combate às chamas. Homens foram presos em flagrante após atearem fogo em diversas áreas de mata.

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97