GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 12/06/2024

TEOR ALCOÓLICO ACIMA DA MÉDIA NAS FÓRMULAS DE PÃES DE FORMA:



 
   

 

 
 

    

     A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, na quinta-feira (11), um processo para analisar possíveis medidas a serem adotadas no caso das marcas de pães de forma com alto teor alcoólico. A ação ocorre após a divulgação da análise da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), na última quarta, (10), que apontou oito marcas de pães com concentrações de álcool que “ultrapassam limites aceitáveis de consumo”.

     Três marcas (Visconti, Bauducco e Wickbold), tiveram resultados que, segundo a Proteste, com apenas duas fatias, podem aparecer num teste de bafômetro. A Anvisa teve conhecimento dos resultados do estudo e entende que medidas devem ser adotadas apenas se consideradas necessárias pelo órgão.

     Várias marcas foram consideradas "alcoólicas" pela legislação, que determina que o teor máximo de etanol é de 0,5%. A Visconti apresentou resultado seis vezes maior, e os níveis de álcool ultrapassam as doses permitidas para crianças. Segundo a Proteste, as marcas deveriam conter o aviso “contém álcool”.

     Visconti 3,37%
     Bauducco 1,17%
     Wickbold Sem Glúten 0,89%
     Wickbold Leve 0,52%
     Panco 0,51%

     A fabricação de pães envolve a formação de álcool etílico, que geralmente evapora no forno. Os níveis encontrados na análise ocorrem porque as indústrias diluem conservantes na substância para evitar o mofo e garantir a integridade do pão, que possuem álcool em suas fórmulas.

     Além da Anvisa, a Proteste enviou um ofício com os resultados do teste para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A pesquisa alerta para a busca por um consumo consciente, pois sugere-se um percentual máximo de álcool de 0,5% pelos balizadores apresentados no relatório e a programação de ações de fiscalização quanto aos teores de agentes conservantes anti-mofo e o teor de álcool, após a regulamentação.

 

 

LEIA TAMBÉM


 

   
   

Assistolia Fetal:

Moraes suspende resolução do Conselho Federal de Medicina, que proibia o procedimento chamado de Assistolia Fetal para o aborto. Após a publicação da resolução, a norma foi contestada por diversas entidades.

 

 
   
 

 

Vazamento de dados:

Banco Central informou que houve vazamento de dados vinculados há mais de 19 mil contas pix, porém assegura que informações vazadas são insuficientes para que se realizem transações.

 

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97