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        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira, 
        27 de fevereiro, da cerimônia de lançamento do edital para a construção 
        do túnel Santos-Guarujá, em São Paulo. Com investimento estimado em R$ 6 
        bilhões via Novo PAC, o túnel submerso, inédito na América Latina, 
        garante maior eficiência logística à Baixada Santista.     
        Na visão do presidente, a iniciativa não se 
        trata apenas de um projeto de infra-estrutura, mas de um esforço 
        conjunto para facilitar a mobilidade entre as duas cidades, reduzir o 
        tempo de travessia e impulsionar o desenvolvimento local. 
        "É possível, quando a gente vem fazer parceria com o governador de São 
        Paulo fazer o túnel não porque ele quer fazer o túnel, porque o túnel é 
        bonito. É fazer o túnel para melhorar a vida do povo de Santos, a vida 
        do povo do Guarujá e a vida de quem quer atravessar de um lado para o 
        outro", iniciou.      O 
        presidente defendeu que uma relação civilizada entre os entes federados 
        é a situação de normalidade em uma nação. 
        “Nós temos que ter consciência de que só temos um lado, que é atender 
        bem o povo de São Paulo e o povo do Brasil. Esse é o nosso lado e esse é 
        o nosso compromisso. Ninguém precisa concordar com ninguém, ou ser da 
        mesma religião, torcer para o mesmo time. O que nós temos que ter em 
        conta é o que estamos fazendo quando a gente governa uma cidade, um 
        estado ou um país. Nós fomos eleitos para compartilhar o nosso esforço e 
        fazer com que o povo sinta prazer em ser governado por alguém que está 
        preocupado com ele”, avaliou.      O túnel 
        entre Santos e Guarujá será o primeiro submerso do Brasil e o maior da 
        América Latina. Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros imersos –, a 
        obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma 
        exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos 
        dedicados para pedestres e ciclistas.      
        Incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo 
        Federal), o túnel será a maior obra do programa federal e deve trazer 
        mais agilidade e segurança no deslocamento entre os dois municípios. A 
        concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, 
        operação e manutenção do túnel. O leilão está previsto para ocorrer em 
        1º de agosto deste ano e o empreendimento deve gerar 9 mil empregos 
        diretos e indiretos.      
        “Agora, vamos fazer juntos uma obra 
        que, depois de 100 anos, está saindo do papel. Essa obra vai trazer 
        dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar 
        empregos e renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público 
        da América Latina. Em agosto estaremos juntos, batendo o martelo para a 
        maior obra do Brasil e do setor portuário brasileiro”, 
        garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.      O 
        ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou que investimentos em obras 
        de engenharia desse porte são importantes para estimular os jovens a 
        pensarem em se especializar em cursos voltados ao desenvolvimento de 
        inteligência, conhecimento e novas tecnologias. 
        “Estamos sinalizando para essa juventude: acreditem, apostem, porque o 
        povo brasileiro, com fé em Deus não permitirá jamais que alguém que não 
        pense nesta nação, nas relações federativas, possa tentar a qualquer 
        tempo interromper nossa democracia", 
        salientou.      
        "Sonho que se sonha junto é 
        realidade, já dizia Raul Seixas. E nada melhor que transformarmos este 
        sonho em uma realidade. Mudar a vida de 80 mil pessoas que cruzam 
        diariamente este canal para que possam exercer a sua atividade 
        profissional e por outras razões. Mudar a vida de 2 milhões de 
        habitantes que serão impactados positivamente com a entrega desta obra. 
        E principalmente, oferecer dignidade às pessoas que ainda residem em 
        palafitas", considerou o presidente da 
        Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.      O 
        evento também marcou o anúncio de financiamento de R$ 2,4 bilhões pelo 
        BNDES para expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo (Fase 1). O 
        financiamento apoiará as obras civis para ampliar a linha que, 
        atualmente, liga Vila Madalena à Vila Prudente, e que será prolongada 
        por 8,3 km no trecho entre as estações de Vila Prudente (existente) e 
        Penha (nova). Serão oito novas estações e previsão de integração com a 
        Linha 3-Vermelha e a Linha 11-Coral.      Outro 
        destaque foi a assinatura do acordo extrajudicial coletivo entre as 
        autoridades portuárias patrocinadoras e o Instituto Portus, mediado pelo 
        Ministério Público do Trabalho (MPT). O acordo, que envolve valores em 
        litígio de R$ 5 bilhões, representa um avanço para a garantia de 
        direitos trabalhistas, beneficiando pensionistas e reduzindo passivos 
        das Administrações Portuárias. Também será assinada a renovação 
        antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião por mais 25 
        anos, estendendo sua vigência de 2032 para 2057.      
        "Nós estamos cumprindo, a assinatura do maior acordo do setor portuário 
        do país com os trabalhadores, resgatando uma dívida histórica. Da mesma 
        forma que o túnel Santos-Guarujá vai trazer o futuro e a esperança para 
        a população, este acordo vai representar o futuro, a esperança e a 
        tranquilidade para os trabalhadores do setor portuário. São 8.500 
        famílias que vão ter um reajuste médio na casa de 20%", 
        destacou Jorge Messias, advogado-geral da União. O vice-presidente, 
        Geraldo Alckmin, comemorou o acordo ao frisar que é um problema que 
        agora ficou no passado: 
        "Presidente Lula resolve um problema de mais de 10 anos trazendo 
        garantia de aposentadoria, de previdência, de segurança para mais de 8 
        mil famílias portuárias do Brasil inteiro no convênio aqui assinado", 
        ressaltou.      
        Debatido e esperado pelos moradores da região, o túnel foi a solução 
        escolhida porque uma opção por meio de pontes ficaria inviável diante da 
        altura crescente dos navios que percorrem e atracam no principal porto 
        do país. A opção de engenharia será por um método pré-moldado, com 
        blocos de concreto afundados, uma técnica especializada e nunca antes 
        usada na América Latina. A partir do início das obras, previsto para 
        2026, serão cerca de cinco anos para finalização.      
        "Há quem diga que a primeira vez que 
        se falou do túnel Santos-Guarujá foi em 1924. Portanto, há 101 anos para 
        que hoje a gente publicasse o edital do túnel. Para que hoje a gente 
        marcasse um gol. Não é um gol olímpico, mas é um gol tão significativo 
        quanto. É um gol da transformação. No dia de hoje, um dia tão especial, 
        a gente tem que agradecer. Agradecer muito. Presidente, eu quero 
        agradecer o senhor, porque desde o início a gente teve conversas sobre o 
        túnel. E o senhor colocou esse túnel como prioridade. E eu me lembro do 
        que o senhor falou: 'Não está na hora de ter disputa política, nós temos 
        que atender o cidadão'. E é o que nós estamos fazendo no dia de hoje 
        aqui. Atendendo o cidadão", finalizou o 
        governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.     
         Fonte: www.gov.br     LEIA TAMBÉM 
       
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