GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 24/08/2023

A MORTE DE YEVGENY PRIGOZHIN



 
   

 
 

    

     Autoridades russas confirmaram que o líder do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava a bordo de avião que caiu na Rússia. A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia incluiu o nome de Prigozhin em uma lista daqueles “declarados como viajando a bordo do avião acidentado”.

     Além de Prigozhin e Utkin, havia outros passageiros no avião, segundo a agência de aviação russa: Sergei Propustin, Yevgeny Makaryan, Alexander Totmin, Valery Chekalov e Nikolai Matuseyev; além destes, também havia mais 3 tripulantes.

     Não está claro o que ocorreu com o avião, se foi abatido ou se houve uma explosão a bordo, por exemplo. Uma investigação criminal foi aberta para analisar a queda do avião, que é de fabricação da brasileira Embraer. Os dez ocupantes morreram quando a aeronave caiu perto da cidade de Tver. Todos os corpos foram recuperados, segundo a agência russa.

     Yevgeny Prigozhin era de São Petersburgo, ele foi condenado pela primeira vez em 1979, com apenas 18 anos, e recebeu pena de dois anos e meio por roubo, a qual foi cumprida em liberdade. Dois anos depois, ele foi condenado a 13 anos de prisão por roubo e furto, nove dos quais cumpriu atrás das grades.

     Após ser solto, Prigozhin montou uma rede de barracas que vendiam cachorro-quente em São Petersburgo, e anos após abriu restaurantes caros na cidade. Foi lá que ele começou a ter contato com as pessoas mais poderosas de São Petersburgo e, depois, da Rússia.

     Um de seus restaurantes, o New Island, era um barco que navegava pelo rio Neva. Vladimir Putin gostava tanto do restaurante que depois de se tornar presidente, começou a levar seus convidados estrangeiros para comer lá. E foi assim que os dois se conheceram. Em 2003, Putin já confiava em Prigozhin o suficiente para comemorar seu aniversário no New Island.

     Em 2014, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, descobriu-se que uma empresa privada relacionada à Prigozhin combatia forças ucranianas na região leste de Donbass, anos antes de Prigozhin se virar contra Putin.

    


 

Fonte: BBC News Brasil

 

 

 

LEIA TAMBÉM


 

   
   

Os supostos crimes de Guera de Putin:

Quem são as crianças ucranianas levadas pelas tropas Russas e o que se sabe sobre elas?

 
   
 

 

Grupo Wagner:

Agrupamento paramilitar havia tomado o controle da cidade de Rostoc-on-Don, e marcharia até Moscou, ameaçando tirar Putin do poder.

 

    

 

 
   

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97