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Jornal Rede Metrópole Litoral: 23/03/2023          

 

PARALISAÇÃO DAS MONTADORAS



 
 

 

 
 

    

    

     A motivação por trás das paralisações vai além da escassez de peças. Segundo as empresas, o plano foi adotado especialmente por conta do cenário ruim da economia nacional.

     Com o salto da inflação, por exemplo, o preço dos carros foi afetado e continua subindo nos últimos anos e o resultado é uma possível desaceleração da demanda por veículos em 2023, segundo a projeção da Anfavea (a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

     A idéia das fabricantes é ajustar o ritmo de produção para essa nova realidade, evitando acúmulo de estoque nos pátios. Por isso diversas montadoras vão parar suas produções e conceder férias coletivas aos funcionários. Os motivos vão desde a falta de peças e equipamentos agravada pela pandemia do Covid-19, até problemas econômicos brasileiros, que afetam diretamente o mercado.

     As empresas que paralisaram ou que vão paralisar seus serviços são a Volkswagen, que parou seus trabalhos desde fevereiro nas filiais de São Bernardo, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). Essas três montadoras tinham voltado à ativa porém vão parar novamente à partir do dia 27, segunda.

     Na Hyundai a paralisação começou na segunda (20) para todos os três turnos de produção na fábrica de Piracicaba (SP); a paralisação irá até dia 2 de abril.

     A Mercedes do Brasil vai conceder férias coletivas parciais na fábrica de São Bernardo, à partir do dia 3 de abril, as quais irão até 2 de maio, para adequação no programa de produção, enquanto que as montadoras GM e Stellanis, detentoras de marcas de veículos como Fiat, Peugeout e Citröen, anunciaram férias coletivas dos funcionários e também paralisarão e concederão férias coletivas nas fábricas de São José dos Campos, São Paulo, Goiânia e Pernambuco. Na fábrica da General Motors em São José dos Campos, o ajuste temporário será na produção da picape Chevrolet S10.

     Desde 2021 o Banco Central (BC) tem promovido aumentos regulares na taxa básica de juros, a Selic, para impedir o descontrole da inflação, no entanto, o aumento da taxa tem reduzido o consumo já que o crédito acaba ficando mais caro, impactando diretamente a compra de automóveis. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que janeiro de 2023 houve queda de 34% nos emplacamentos de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus em comparação com o ano anterior — ainda que o número seja 12% maior que o observado em janeiro de 2022 e em fevereiro o setor apresentou novas quedas, que chegaram à 9% em relação à janeiro.

 

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