GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 

 

 

 
Jornal Rede Metrópole Litoral: 11/04/2023          

 

REAJUSTE DE QUASE 10% NAS CONTAS DE ÁGUA



 
   

 
 

    

     A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) aprovou o aumento de 9,56% nas contas de água em São Paulo. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (7).

     O reajuste aprovado pela Arsesp, que passa a valer à partir de 10 de maio, atende a uma solicitação feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O novo valor da tarifa vale para estabelecimentos residenciais, comerciais, industriais e públicos.

     O aumento na conta ocorre em meio à discussão sobre a possibilidade de privatização da empresa estatal, que atende 370 municípios do Estado de São Paulo. Nos próximos dias, o governador Tarcisio de Freitas deve assinar um contrato com a IFC, agência do Banco Mundial, para realização de estudos sobre uma possível privatização da estatal.

     O governador tem defendido que a privatização deve diminuir a conta de água do Estado. Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou nesta segunda-feira (10) contrato com o IFC, agência ligada ao Banco Mundial, para realização de estudos sobre a privatização da Sabesp. O anúncio foi feito durante evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual, para apresentar resultados dos 100 dias de gestão.
"Tenho certeza que a grande arma é o esclarecimento. Com o estudo, vamos poder saber se é o melhor passo a ser dado, se vamos mobilizar muitos Investimentos, se vamos melhorar a qualidade da prestação de serviços, se vamos cumprir as metas de universalização, vamos levar água e saneamento para mais gente, com custos mais baixos. Se a resposta for sim, seguiremos em frente e vamos ter os argumentos para levar às pessoas. Esse primeiro passo é fundamental", afirmou.

     O governador declarou também que uma possível privatização da Sabesp não implicará a venda total da participação societária do Estado na empresa de saneamento. Tarcísio lembrou que 49,7% do capital da companhia já é privado e que, com a desestatização, o Governo deve deixar de ser acionista majoritário, mas mantendo "participação relevante".
"A Sabesp já tem boa parte do seu capital privado, sendo 49,7% privado e 50,3% público. Quando você discute privatização, discute controle. Isso não significa que o Estado vai sair completamente da Sabesp, que o Estado não vai ter participação relevante, sem manter voz dentro da empresa. A gente vai transferir uma participação para iniciativa privada" explicou.
Preocupação

     Nas cidades da Baixada Santista, as prefeituras se mostraram preocupadas com a possibilidade de privatização da Sabesp.

 

LEIA TAMBÉM


    

 

Serial Killer brasileiro, ficou mais de 40 anos preso, gostava de engrandecer seus feitos de terror:

Pedrinho Matador, como ficou conhecido,  foi assassinado à tiros neste domingo (5). 06/03/2023

 

 
 

Naufrágio na Baía de Guanabara deixa mortos e desaparecidos:

Marinha do Brasil disse que um inquérito será instaurado para "apurar as causas do acidente na Baía de Guanabara". 06/01/2023

 

 
 

Número de ataques de tubarões em Recife cresce e ataques tornam-se rotineiros no local:

Mais uma jovem foi atacada por tubarões em Recife, só neste final de semana foram dois ataques. 07/03/2023

 

 

   

 
   

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97