GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 

 

 

 
Jornal Rede Metrópole Litoral: 15/02/2023          

 

ACIDENTE COM TRENS NOS EUA



 

 
 

 

 
 

         

 

     A notícia parece antiga, pois o fato aconteceu há mais de dez dias, em 3 de fevereiro: um trem de carga da companhia Norfolk Southern descarrilhou nas proximidades do vilarejo de East Palestine, em Ohio, no Nordeste dos Estados Unidos.

     Cerca de dez vagões que continham produtos químicos altamente tóxicos e cancerígenos terminaram derramando seu conteúdo, o que gerou uma enorme explosão, afetando não só a região onde aconteceu o acidente, já que as nuvens provocadas pelas chamas espalharam as substâncias por um raio de milhares de quilômetros, poluindo o ar, lagos e rios da região – que fica próxima à fronteira com o estado da Pensilvânia, também afetado.

     O descarrilamento ocorreu durante a noite de 3 de fevereiro na zona de East Palestine, Ohio, no nordeste do país norte-americano, muito perto da fronteira com o estado da Pensilvânia.

 

CHERNOBYL NORTE-AMERICANA


 

 

     Entre os produtos derramados e expostos à combustão havia uma grande quantidade de cloreto de vinila, altamente letal para humanos e que, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, pode provocar diferentes tipos de câncer se inalada por muito tempo.

     Além disso, a queima do cloreto de vinila produz o fosgênio, substância que foi muito popular na Primeira Guerra Mundial, quando era utilizada pelos dois grupos em conflito como arma química.

     Por essa razão, as autoridades sanitárias locais têm alertado para a necessidade de um forte operativo de evacuação e contenção de danos, pelo risco de que as consequências desse acidente possam gerar um cenário proporcionalmente similar ao que ocorreu nos Anos 80 na União Soviética, com a explosão da antiga usina de Chernobyl - território que hoje faz parte da Ucrânia.

 

 

 

No entanto, há pouca informação a respeito desse caso. Apesar de já haver passado mais de uma semana do descarrilhamento do trem e da propagação das nuvens tóxicas por um raio de 1,7 mil quilômetros, as autoridades federais quase não têm tocado no assunto, estando mais atentas nos últimos dias aos casos dos globos interceptados nos céus do Alaska e do Canadá, que supostamente teriam sido enviados pela China.

    

Essa pouca repercussão inclui a própria imprensa hegemônica norte-americana, que não tem comentado quase nada a respeito.

 

LEIA TAMBÉM


 

 

Bola misteriosa no Japão:

Acredita-se que é uma bóia a esfera de metal é encontrada em praia do Japão.

 

 
 

Balão chinês:

Balão de espionagem Chinês estava causando uma onda de tensões entre Pequim e Washington.

 

 

 

 
   

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97