GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 

 

 

 
 
                 

CURA DO HIV: JÁ SÃO QUATRO CASOS.



 
 

Após matar milhões de pessoas pelo mundo, médicos anunciam o 4º caso de cura do HIV. Será que estamos chegando na cura para essa terrível doença?

 
 

    

   A AIDS foi uma das doenças mais mortais já descobertas, matando mais de 12 milhões de pessoas somente entre os anos de 1980 e 1990.

     Sendo um vírus contraído por relações sexuais com pessoas contaminadas ou por contato com o sangue contaminado, em meados dos anos 90 ela passa a ser considerada uma doença crônica, devido as medidas antirretrovirais desenvolvidas.

     Através de transplantes de órgãos e mutações que criam resistência ao HIV, confirma-se hoje que existem pessoas que não são mais afetadas pela AIDS.

      A remissão da infecção por HIV é a cura da AIDS?

    Especificamente, a remissão de vírus é o período em que o vírus permanece sob controle, ou seja, o paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (Remissão Completa), mas não é considerado totalmente curado, por causa do risco dos sintomas retornarem.   

     Timothy Ray Brown, conhecido como o paciente de Berlin,  foi o primeiro caso conhecido como "cura" do HIV - ele recebeu transplante de células-tronco para tratar de uma leucemia em 2006. O doador tinha uma mutação rara conhecida como CCRS desta 32, que resulta na falta de CCR5, um correceptor do HIV, usado pelo vírus para contaminar células sadias.

     Outro paciente, conhecido como o paciente de Londres, que permanece com identidade protegida, foi submetido a transplante de células-tronco para tratar o linfoma de Hodgkin em maio de 2016. Como Brown, seu doador tinha a mesma mutação genética. Mais um caso, agora em Dusseldorf na Alemanha aconteceu em mesma situação de transplante de células-tronco, após receber de um paciente com a mesma mutação genética - o receptor estava tratando da leucemia mieloide aguda.

     Em todos os casos as células-tronco dos doadores têm uma mutação específica e rara, significando que elas não possuem os receptores usados pelo HIV para infectar as células sadias. Este é certamente o maior passo em direção à cura definitiva de tão terrível doença.

    

LEIA TAMBÉM


 

   
 

Morte de crianças na Gâmbia:

A Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta depois que 66 crianças morreram na Gâmbia. Xarope pode estar associado às mortes.

   
 

Prêmio Nobel:

Pesquisadores foram premiados com o Nobel de Economia 2022, após levantarem estudos sobre os bancos e a sua relação com as crises financeiras.

 

 
   

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97